05/04/17

FESTA DE LANÇAMENTO DO LIVRO AJUDARIS'16


LEITURA, ESCRITA E SOLIDARIEDADE
ENCONTRO AJUDARIS E BIBLIOTECAS ESCOLARES

No dia 29 de Março teve lugar em Albufeira o encontro Ajudaris e Bibliotecas Escolares com o tema “Leitura, Escrita e Solidariedade”. O evento foi organizado pela Instituição Ajudaris e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) com a colaboração e patrocínio da câmara Municipal de Albufeira. 
As actividades deste encontro contaram com a dinamização e participação de membros das comunidades educativas dos agrupamentos de Escolas de Albufeira e de Ferreiras e com a presença de membros das respectivas direcções, da Presidente da Ajudaris, Dr. ª Rosa Villas Boas, a representante do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Dr.ª Manuela Silva, a vereadora Marlene Silva e demais entidades civis e autárquicas convidadas para o evento.
Na parte da manhã tiveram lugar na Escola E.B 2/3 Prof.ª Diamantina Negrão o lançamento das Histórias de Encantar Ajudaris 16 com a participação de alunos do 2º Ciclo na apresentação de três histórias encenadas, dramatizadas e musicadas. Após a apresentação houve um momento de pausa com um coffee-break servido na Biblioteca Escolar pelo CEF de Bar e Mesa, do Agrupamento de Ferreiras, aos docentes e convidados da actividade. Em seguida, os alunos da Escola EBI de Ferreiras apresentaram duas histórias com a temática da alimentação: uma projetada resultante do trabalho dos alunos do Ensino Especial e outra dramatizada por alunos do 2º Ciclo.
A aluna Bianca Dias, do 8º ano da EBI de Ferreiras terminou este momento com a interpretação de duas belas canções em português e mais actividades tiveram lugar na escola EB 1 de Olhos de Àgua com a apresentação de dois alunos do 4º ano: leituras dramatizadas, momentos de magia, dança e música do Tema “Os Heróis da Fruta” e leitura em várias idades feita em parceria com a Associação Humanitária Solidária Albufeira (A.H.S.A.).
A Biblioteca Municipal Lídia Jorge foi o lugar privilegiado das actividades da parte da tarde. Após a sessão de abertura com as intervenções da presidente da Associação Ajudais Dr.ª Rosa Villas Boas, da vereadora da Câmara de Albufeira, Marlene Silva e da representante do gabinete da RBE, Dr.ª Manuela Silva, teve lugar a intervenção de Santiago Jiménez sobre a leitura e os valores e o valor da leitura.
Após um momento musical com interpretações de dois alunos do conservatório de Albufeira e uma pausa para café a cargo dos alunos do CEF – Bar e Mesa do agrupamento de Escolas de Ferreiras, tiveram lugar as intervenções de Dina Adão, professora solidária do Colégio Internacional de Vilamoura, no âmbito do Painel Boas Práticas – “Histórias Ajudaris” e de Rodolfo Castro e Sandra Sanchez no âmbito dos Workshops Teórico - Práticos com os temas “A Leitura Secreta” e “Estratégias da animação leitora e Escrita Criativa na aula e na biblioteca” respectivamente.

No âmbito do Painel Boas Práticas – “Histórias Ajudaris” usaram igualmente da palavra a professora solidária do Agrupamento de Escolas de Albufeira, Elisabete Estevens e os ilustradores solidários Elisabete Bentes e Marco Taylor.
Seguidamente, teve lugar a projecção e apresentação das Histórias de Encantar Ajudaris 2016 dos Agrupamentos de Albufeira: foram projetadas duas histórias sobre alimentação, uma realizada pelos alunos do Ensino Especial e outra animada e por alunos do 5º C da Escola EBI de Ferreiras; a Escola EBI/JI de Paderne participou com duas projecções: uma de um vídeo sobre a participação da comunidade escolar no projecto Histórias de Encantar Ajudaris 2016 e outra de um Rap interpretado pela turma do 6º B. Os alunos da Escola E.B 2/3 Prof.ª Diamantina Negrão participaram com um teatro realizado pela turma do 5ºA e duas projecções: uma história musicada interpretada pela turma do 5º E e outra de sombras chinesas realizada e orientada pela turma do 6ºA. Os alunos do 5ºE da Escola E.B. 2/3 Dr. Francisco Cabrita fizeram a leitura dramatizada de uma história e os alunos do 4º A da EB1 de Fontainhas apresentaram uma história musicada.
Para terminar, decorreram o lançamento do livro aberto à comunidade com animação (em especial famílias), uma feira do livro que teve lugar durante toda a sessão de encerramento a qual culminou com uma sessão de autógrafos dos alunos/autores (um ou dois alunos de cada Agrupamento) e com a entrega solidária de alimentos (previamente doados e recolhidos mediante inscrição inicial para esse fim) à Fundação António Silva Leal











Sem comentários: